1º DOMNGO DO ADVENTO

Marcos 13,33 – 37

Ficai de sobreaviso, vigiai; porque não sabeis quando será o tempo. Será como um homem que, partindo de uma viagem, deixa a sua casa e delega sua autoridade aos seus servos, indicando o trabalho de cada um, e manda ao porteiro que vigie. Vigiai, pois, visto que não sabeis quando o senhor da casa voltará, se à tarde, se à meia-noite, se ao cantar do galo, se pela manhã, para que vindo de repente, não vos encontre dormindo. O que vos digo, digo a todos: vigiai!

Comentário

Já é hora de acordar! Eis o apelo de Jesus no Evangelho que inaugura este tempo do Advento. Uma nova aurora surge no horizonte da humanidade, trazendo a esperança de um novo tempo de um mundo renovado pela força do Evangelho. Neste tempo de graça, somos convocados a sair do torpor de uma prática religiosa inócua, a acordar do sono dos nossos projetos pessoais vazios e egoístas. Despertos e vigilantes, somos convidados a abraçar o projeto de Deus que vem ao nosso encontro, na espera fecunda do Tempo do Advento, temos a chance de reanimarmos em nós e os compromissos assumidos em favor da construção do Reino, reavivando as forças adormecidas, para a construção de uma humanidade nova, livre das trevas do sofrimento, da marginalização e da morte.

Frei Sandro Roberto da Costa, OFM - Petrópolis/RJ

2º DOMINGO DO ADVENTO

Marcos 1,1 – 8

Conforme está escrito no Profeta Isaias: Eis que envio meu anjo diante de ti: Ele preparará teu caminho. Uma voz clama no deserto: Traçai o caminho do Senhor, aplainai suas veredas (Mt 3,1); Is 40,3). João Batista apareceu no deserto e pregava um batismo de conversão para a remissão dos pecados. E saiam para ir ter com ele toda a Judéia, toda Jerusalém, confessando os seus pecados. João andava vestido de pelo de carneiro e trazia um cinto de couro em volta dos rins, e alimentava-se de gafanhotos e mel Sivestre. Ele pôs-se a proclamar: “depois de mim vem outro mais poderoso do que eu, ante o qual não sou digno de me prostrar para desatar-lhe a correia do calçado. Eu vos batizei com água; ele, porém, vos batizará no Espírito Santo”.

Comentário

“Preparai o caminho do Senhor, aplainai as suas veredas”. Clamando pelo deserto, João Batista nos indica que procurar viver conforme a Boa-Nova que Jesus nos trouxe não se trata, simplesmente, de viver dentro de um sistema religioso com certas práticas que nos identificam com tais. Talvez ele queira nos indicar que a fé, antes de tudo é um percurso, uma caminhada, onde podemos encontrar momentos fáceis e difíceis, dúvidas e interrogações, avanços e retrocessos, entusiasmo e disposição, mas também cansaço e fadiga. No entanto, o mais importante é que nunca deixemos de caminhar, pois o caminho se faz caminhando. Boa caminhada de Advento e preparação!

Frei Diego Atalino de Melo

sexta-feira, 18 de outubro de 2019

6; CARTA A AMÉLIA SOULACROIX DE 14/03/1841





CARTA DE 14 DE MARÇO DE 1841 DE FREDERICO OZANAM A AMÉLIA SOULACROIX

Ele lamenta a carta pessimista enviada a ela anteriormente. Apesar de ter estado doente durante  alguns dias, ele foi capaz de atender todas as suas obrigações: respondeu para os “Anais da Propagação da Fé” e aos cursos na Sorbonne. O caso de Stanislas está prestes a ser concluído, mas fará com que a sua presença em Paris seja necessária entre 1º de julho a 15 de agosto. Gostaria de antecipar a data de seu casamento.


<><><><><><>


Paris, Domingo, 14 de março de 1841.




Senhorita,

Eu apenas expresso minha profunda, profunda gratidão. Linhas escritas terça-feira em um momento de tristeza que estava prestes a se reaproximar. Especialmente quarta-feira recebi a sua carta, acusei minha impaciência; e como eu tinha pedido para uma resposta imediata na suposição de seu silêncio anterior, eu estava à espera de sábado. Você preenche os meus desejos curiosos. Você responde de uma vez, e você faz isso com delicadeza e graça que você usa em tudo; e você não só perdoa, mas você não quer reconhecer as falhas das quais eu confessei-me culpado. Você parece temer toda vez que uma palavra escapa de sua caneta. Eu não apagarei essas folhas; eles não têm uma característica que é muito cara para mim; elas nunca deixaram cair uma gota de amargura no meu coração; elas nunca estão fora de minhas mãos sem me dar mais alegria para juntar-se entre as alegrias mais doces que a Providência me concede aqui abaixo.

Além disso, seu bom  trabalho deve ser recompensado, e por isso devo dizer que você tem feito. Você pensou apenas para confortar um angustiado: você já visitou um doente... Embora, não se assuste! Você é tão generosa e eu, fraco e ruim, você ainda me quer desde que eu tenho para compartilhar com você todas as minhas provas, você ainda sabe disso. Na terça-feira à noite, fui tomado por uma febre violenta na qual uma dor se une, o ataque foi tão grave que a primeira preocupação poderia ser razoável. No entanto a febre durou apenas quatro dias e agora ela me deixou uma fraqueza momentânea nos olhos que não vai me permitir parar de escrever para você. Além da indisposição teve seu lado bom: ela veio para selar as resoluções que eu tinha formado. Com grandes esforços provavelmente não perdi nenhum dos meus trabalhos de casa: o trabalho que eu tinha que fazer para a Propagação da Fé à esquerda quando necessário; e minha lição não falhou. Eu ainda estava extremamente pálido e fraco, a voz trêmula, mas eu avisei a minha doença e eu procurei uma indulgência concedida a mim de bom grado. O médico tinha permitido, era importante não confundir minha imprecisão perseverante e assiduidade do público. Sabíamos voluntariamente da prova de zelo. Eu sei de outra experiência que há cursos em que algumas horas de desconforto exercem um prestígio singular. Desta vez, no entanto, pode não ser tão bem; e para o meio do discurso que eu encontrei-me tão cansado que eu estava prestes a cair. 



Então, eu encontrei a verdade de um velho e comovente. Ao mesmo tempo, o caso de Stanislas será definitivamente concluído. Várias pessoas sérias concordam em me aconselhar: Vários dos meus colegas nos agregaram na aula em Sorbonne, assim, mais elevados na faculdade, e este é mais um título para o avanço futuro. Por outro lado, estes apontamentos, a colaboração de um jornal mais forte, fornece própria existência, mesmo se o Sr. Fauriel retomar sua cadeira e, assumindo que o contrário, nós permitimos um pouco facilidade e prazer. Assim, você não precisa mais continuar com tais escrúpulos de estudos sérios e você pode se beneficiar de aconselhamento econômico. A vida de Paris dificilmente pode concorrer depois de passar pelas províncias. Mas de acordo com algumas experiências de alguns dos meus amigos, que concordam que com cerca de 6.000 francos duas pessoas podem formar um pequeno lar, não será incomodado por desconforto ou entristecido pela privação. É preciso um pouco mais quando a bênção desejada do Céu vem visitá-la na forma de um anjinho, mas naqueles primeiros tempos ainda são muito caros.


Tranquilidade é necessário, eu não vou me perdoar por você desistir, eu quero dizer boa viagem para a Itália. Primeiro eu seria negligente e errado na primeira esperança graciosa que eu poderia lhe dar. Era uma questão de tempo, agora está resolvido. Os mesmos diretores de Stanislas entendem que a minha retórica só terá de ganhar a minha vida em clássico chão. Assim como várias pessoas já me disseram que a estadia na Itália era perigosa, que não poderia, em qualquer caso, ir antes de 20 de Agosto e ainda podemos muito bem ir ao outro lado dos Alpes em setembro e dois terços de outubro. Quatro dias em Veneza, Florença seis, e quinze em Roma e seis em Nápoles. Por outro lado, você precisa da minha presença (e o senhor seu pai vai entender), especialmente no momento de composições de preços no momento das grandes competições, ou seja, a partir de 1 de Julho a 15, nos meses seguintes. O tempo médio, se eu fosse livre, teria passado em Lyon entre as nossas duas famílias; e como naquela época meu aluguel na cidade teria sido expirado, o meu plano teria sido a tomar uma pequena campanha. Nós podemos fazê-lo aqui. Ele vai me dar uma quinzena de junho. Eu vou para a Lyon para este grande evento que não pode ser feito sem mim, você não vai ser muito cruel e você não me deixe sair sozinho. Deixamos três ou quatro dias após o verão, e nós vamos montar nossa tenda temporária, se quiser, em Passy entre Bois de Boulogne e Champs Elysées, onde várias pessoas que conheço estão indo para passar o verão. Nós vamos chegar na classe A Paris e ver a cidade; e, em seguida, nos refugiamos sob nossa sombra em nosso ninho de musgo e vegetação. Seis semanas passam logo, e depois retomamos o nosso voo para o Sul, para pedir por um momento sob o teto paterno, e depois correr asas sobre este belo Lago de Genebra e por estas estradas admiráveis. Milão minha querida cidade natal, as primeiras estações da peregrinação.

Não escondo meu sacrifício, a separação repentina que isso implica a tristeza que eu de não ser capaz de desfrutar de mais tempo com a minha nova família. Mas o caso de Stanislas, que pode melhorar financeiramente a partir daí, é muito urgente não reivindicar algumas concessões.

Agora é segunda-feira. Tive a alegria da comunhão, esta manhã, e você sabe que eu não me esqueci de minha oração. Eu me sinto muito melhor; Sinto-me pequeno, enquanto o bem-estar de convalescença. O tempo está muito bonito: raios de sol são reproduzidos através das minhas cortinas brancas. Tenho flores na minha lareira. O futuro parece sereno, doce. O seu livre arbítrio ainda é a fé de qualquer pessoa disposta a se juntar em tudo o que ela tenha certeza em seu destino, que aceita a oferta inteiro e vê os méritos da sinceridade do coração! Bem! De modo que prefira uma partilha desses prazeres íntimos que me sinto hoje, serenidade que acontece em minha alma, perfumes que exalam para mim em sua correspondência, de meu lindo sol, e também das minhas flores. Com uma lágrima de ai ria revirei os olhos pensando que você vai ser! Não é que eu estou sob nenhum ilusão; Eu não estou muito convencido ou muito indiscreto para acreditar? Não é agora que você me ama um pouco? Adeus, adeus, não diga não e deixe-me feliz, deixando em seus pés a expressão do meu amor duradouro. Seu noivo,
                                                                                              
                                                                                            A.F. Ozanam.



Até meus melhores olhos restaurados permita-me responder a seu pai, por favor, repito que é impossível obter Stanislas no período das últimas seis semanas, portanto, não podem concordar absolutamente com mais atrasos, peço que o casamento ocorra dentro de duas semanas do final de junho, ou, se não houver uma impossibilidade na Páscoa. Perdoe-me permanecer doente e deixá-la aos cuidados de uma comissão que eu deveria satisfazer. Finalmente, na ausência de meu irmão, você poderia fazer a gentileza de ir em casa para me informar notícia da minha velha ama e meu irmão Charles. Meus agradecimentos a Theophilus, meus cumprimentos a seus pais.


Nenhum comentário:

Postar um comentário